8 ilhas incríveis da região Sul do Brasil que você deve conhecer

A região Sul é famosa por seus incríveis destinos de inverno e baixas temperaturas. No entanto, engana-se quem pensa que somente os amantes do frio podem visitar os estados, muito pelo contrário. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também contam com um litoral bastante diverso e interessante para explorar. Além disso, existem diversas ilhas para conhecer na menor região do Brasil, oferecendo muitos aprendizados e belezas naturais incríveis para quem gosta do contato com a natureza. Portanto, se você quer planejar sua próxima viagem, confira no post de hoje 8 ilhas da região Sul incríveis para conhecer.

1. Ilha do Arvoredo, Bombinhas, Santa Catarina

Bombinhas é considerada a capital catarinense do mergulho, com praias incríveis, belezas naturais de tirar o fôlego e excelente infraestrutura. Inclusive, muitos ainda procuram por uma imobiliária em Bombinhas, a fim de investir nas casas e até mesmo morar na região, devido à excelente qualidade de vida. É aqui que está a Ilha do Arvoredo, considerada como o melhor ponto de mergulho do país e uma das poucas reservas marinhas biológicas do Brasil. Contudo, justamente por ser uma reserva ambiental, é necessário ter autorização do Ibama para realizar alguns passeios.

2. Ilha dos Marinheiros, Rio Grande, Rio Grande do Sul

Essa ilha é considerada um dos patrimônios da cidade de Rio Grande, sendo a maior e mais fértil da Laguna dos Patos. Com grande influência portuguesa, a Ilha dos Marinheiros ainda é conhecida por suas plantações e Jurupinga, uma bebida feita a base de uva e típica da região. Aqui, você poderá conhecer construções e ruínas da arquitetura colonial portuguesa e artesanato variado. Além disso, existem diversos campings que permitem apreciar e explorar as belezas naturais.

3. Ilha do Campeche, Florianópolis, Santa Catarina

Também conhecida como o Caribe Catarinense, a Ilha do Campeche possui areia branquinha e águas transparentes, abrigando ainda o maior acervo de inscrições rupestres de Florianópolis. Inclusive, ele pode ser observado ao percorrer a trilha guiada. Seu rico ecossistema impressiona, além da vegetação nativa que é um dos grandes destaques da ilha. Extremamente diversa e interessante, ela foi tombada para preservação de seus recursos naturais.

4. Ilha do Mel, Paraná

Essa é uma das ilhas mais conhecidas do litoral paranaense, com belezas naturais diferenciadas e ótimos pontos turísticos para explorar. Pertencente ao município de Paranaguá, ela possui limite máximo de cinco mil pessoas, a fim de manter sua preservação. Além de poder aproveitar as ondas no Mar de fora, em diversos pontos da ilha é possível curtir os shows e pequenas baladas durante à noite. Além disso, existem passeios de barco para conhecer outros pontos da ilha, praticar cicloturismo, mergulho, pesca submarina, etc.

5. Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Essa é a maior ilha da região Sul e junto com as ilhotas ao redor, oferece praias para todos os públicos e gostos, desde as mais badaladas e agitadas, até as mais tranquilas. Essa é uma das três ilhas capitais do estado, abrigando cerca de 300 mil pessoas, formando ainda um conjunto que é considerado um dos mais importantes da América do Sul. Além disso, é aqui que estão algumas praias famosas, como a da Joaquina, Mole, Canasvieiras, Jurerê, Lagoa da Conceição, etc.

6. Ilha do Pousadouro, Ponta do Papagaio, Palhoça, Santa Catarina

Também conhecida como Ilha do Papagaio, ela abriga uma espécie de pousada, que é perfeita para quem quer curtir a natureza com muita paz e tranquilidade. Mas, para os mais aventureiros e agitados, a ilha não deixa a desejar, com opções bem variadas que agradam a todos os públicos, como passeios de barco, massagem, mergulho, caminhadas, caiaques, frescobol, pontos de pesca, etc.

7. Ilha da Cotinga, Paraná

Outra ilha do Paraná, aqui se encontram muitos vestígios na civilização paranaense. Inclusive, até os dias de hoje os índios nativos habitam a região e cultivam tudo o que precisam para seu sustento, além de praticar caça e pesca. O local foi homologado como terra indígena em 1993 e pode ser visitado durante o dia, visto que não existem pousadas, hotéis, bares ou restaurantes. Portanto, é um passeio para apreciar a cultura local e as ricas paisagens naturais.

8. Ilha de Porto Belo, Porto Belo, Santa Catarina

Por fim, a apenas 800 metros do continente, a Ilha de Porto Belo encanta a todos os turistas que visitam o local, sendo perfeita para relaxar e curtir a natureza. Contudo, é importante lembrar que além de opções de ecoturismo e atividades, a Ilha possui excelente infraestrutura, com restaurantes, banheiros e mais. Entretanto, possui número limitado de visitantes diários.

Então, agora que você conhece algumas das ilhas mais incríveis da região Sul, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento e organização, pois assim poderá conhecer alguns dos principais pontos turísticos com tranquilidade, evitando dores de cabeça e garantindo a melhor experiência de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *